Pular para o conteúdo

O que acontece se eu não pagar o cartão de crédito?

Se você está lendo este artigo (a menos que seja por curiosidade), é possível que as coisas não estejam indo como você gostaria em seu negócio, que você tenha excedido no uso de seu cartão ou outros créditos e os pagamentos se tornaram impossíveis de enfrentar, ou que você recentemente tenha perdido seu emprego.

Se você infelizmente tem que enfrentar essa situação e está se perguntando, o que acontece se eu não pagar meu cartão de créditoAqui você encontrará informações úteis para, em primeiro lugar, reduzir o estresse medindo as consequências reais de não atender aos seus pagamentos e depois dar os próximos passos para resolver o problema.

Não podemos ou não queremos pagar?

não pagar o cartão de crédito

Sabemos que, como qualquer outra pessoa, a ansiedade atua quando as datas de pagamento se aproximam, no entanto, quando você adquire um crédito com o banco e todas as vezes que assina uma compra, está assumindo um compromisso com a instituição, ou seja, cumprir com suas obrigações é mais que lógico.

O precedente deixa claro que, para muitas pessoas, a palavra prometida não vale muito e o cartão de crédito representa apenas dinheiro livre.

Se você está avaliando o quão fácil pode se livrar de suas dívidas apenas porque é um tema desconfortável, recomendamos que considerasse que o  seu  registro de crédito reflete sua responsabilidade como um indivíduo e, quando parar de pagar, vai fechar portas não só para receber de volta novos créditos, também para contratar serviços de telefonia celular, pagar televisão, entre outros serviços que podemos contratar atualmente.

Além disso, no futuro próximo seu histórico de crédito poderá ser revisado pelas empresas quando se candidatar a um emprego.

Se a impossibilidade de pagar for real, é importante que você aja imediatamente e não deixe passar muito tempo para negociar com o banco.

O que acontece se eu não pagar meu cartão de crédito?

Embora cada banco tenha seus próprios métodos de cobrança (aperfeiçoados ao longo dos anos, é necessário esclarecer) ao lidar com cartões de crédito, na maioria dos casos as chamadas são feitas, mesmo antes do prazo. Isso, para informar sobre o saldo atual e o valor mínimo a ser cobrado na data do  pagamento.

No entanto, em geral, isso é o que você pode esperar se parar de pagar:

Após o prazo de pagamento e até 29 dias depois:

Você pode esperar por uma chamada dentro de 24 horas após o prazo final, para perguntar sobre o débito que acabou de ser registrado, porque se presume que poderia ser um descuido.

Depois de 72 horas:

As autorizações para novas compras serão suspensas  e sua taxa de juros sofre alterações e a  conta vai passa para uma taxa mais elevada (atribuído aos clientes de maior risco) e despesas de cobrança serão aplicadas.

Após os primeiros 30 dias: 

A primeira manifestação do credor (o banco) são as chamadas de serviço que são feitas para lembrá-lo de que você deve efetuar o pagamento. Além disso, eles vão querer saber as razões pelas quais você não fez isso. Eles vão convidá-lo cordialmente a pagar, pelo menos, o valor mínimo; Tudo isso é relatado ao Banco de Crédito como:  atraso de 1 a 30 dias.

Após os primeiros 60 dias:

As chamadas se tornam mais frequentes e, a partir deste momento até que você pague, eles entrarão em contato com suas referências. Nesse momento, o banco está livre para entrar em contato com um escritório de cobrança; sua dívida é informada ao Banco de Crédito como:  acúmulo de 1 – 60 dias.

Após os primeiros 90 dias:

A partir desse momento, o banco relata a situação como uma conta que pode causar um colapso. Isso é chamado de sinal vermelho. O escritório de cobrança redobra os esforços e tenta contatar por todos os meios possíveis (você e suas referências) e as chamadas será o dia todo.

Após os primeiros 120 dias:

Se você pensou que isso não poderia piorar, lamentamos dizer que o prato principal está chegando. As tentativas de coletar estão em sua capacidade máxima e, nos piores casos, o banco pode vender o portfólio para o escritório de cobrança, uma vez que é considerada uma perda. O novo credor (o escritório de cobrança) tem maneiras de cobrar que, na verdade, não são muito amigáveis ​​e muitas vezes fazem fronteira com o errado. Para o que você preferir, evite chegar a esse ponto, pois além de ser endividado vai acabar estressado e chateado.

As consequências legais

Posso ir para a cadeia por não pagar o meu cartão de crédito?

A resposta é clara e simples: não. Não importa o quanto você deve ou com qual banco ou loja de departamento você está comprometido a pagar; Lembre-se que para dívidas civis você não pode ir para a cadeia.

Claro, outra coisa é que cometemos algum crime para obter crédito. Se isso for provado, você estaria exposto a um processo legal por fraude.

O embargo é possível?

Sim, mas não é provável. Para que isso aconteça, eles precisam processá-lo em um teste comercial e vencê-lo no tribunal. Considere que apreender um portador de cartão não é uma prática comum no caso de cartões de crédito.

A dívida pode ser cobrada diretamente das minhas contas bancárias?

Se você tiver algum tipo de conta no banco com o qual adquiriu a dívida, é muito provável que tenha assinado um contrato no qual autoriza o banco a fazê-lo, para que possa ser cobrado por toda a lei.

Outras consequências

Se você parar de pagar seu cartão de crédito, a afetação ao histórico de crédito é inevitável e é provável que você não seja capaz de voltar a ser um sujeito com bom crédito em vários anos (dependendo do valor da dívida e da gravidade do caso). Isso tornará sua vida mais difícil, porque terá que carregar dinheiro em notas ou usar seu cartão de débito para fazer qualquer tipo de pagamento, sem poder fazer compras parceladas.

Também limitará sua capacidade de ter recursos em caso de emergência, para iniciar um negócio, para comprar um carro, uma casa ou simplesmente contratar serviços.

Existe uma solução para poder pagar minhas dívidas e voltar a ser um sujeito de crédito?

Há empresas como chamadas “Reparadoras de Crédito”, que se dedicam exclusivamente a assessorar pessoas que, como você, tem problemas com dívidas e deseja limpar o nome.   O objetivo destas empresas é ajudar seus clientes a negociar com os bancos, estabelecer um plano de pagamento realista (que eles devem cumprir) e reparar seu histórico de crédito.