Em geral, as transferências eletrônicas disponíveis (TED) não demoram mais que trinta minutos para cair na conta.
Para que isso aconteça, é preciso que o dinheiro tenha sido enviado em um dia útil e durante o horário comercial. Leia este artigo e conheça um pouco melhor este tipo de transferência.

Horário de Transação
O horário de funcionamento para este tipo de transferência muda de um banco para o outro. Por exemplo, existem bancos em que o horário da TED varia entre 6hs e 18hs. Por sua vez, algumas instituições bancárias costumam permitir a TED entre 9hs e 16hs.
É importante que cada cliente conheça os horários de transferência de seus bancos, pois, se deixar para fazer a transferência depois do horário, o dinheiro só cairá na conta no dia útil seguinte.
Se a TED for feita dentro do horário permitido, o dinheiro chegará à outra conta em um período de 30 minutos. No entanto, algumas instituições bancárias precisam que a transferência seja validada manualmente. Com isso, a TED pode demorar até três horas para ser concluída.
Se possível, evite o agendamento da TED, pois alguns bancos só efetuam TED’s agendadas no fim do expediente bancário.
DOC
Outra forma para realizar uma transferência bancária é por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC).
Ao contrário do TED, o DOC não é eletrônico e, por conta disso, precisa ser aprovado pelo sistema de compensação do banco. Além disso, as transferências do DOC possuem um limite de R$4.999,00. Por sua vez, a TED não tem limite de valor.
A transferência por DOC costuma ser concluída no sistema D+1, ou seja, conta-se o dia em que a transação foi pedida mais um dia útil.
Por exemplo, se a pessoa faz um DOC em uma sexta, o dinheiro só vai chegar ao destino final na segunda-feira. Ou seja, se a pessoa tem pressa, a melhor opção é a TED, pois, normalmente, ela é concluída em 30 minutos.
Como Fazer uma TED
Fazer uma TED não é uma tarefa complicada. A pessoa pode fazer isso se dirigindo até a agência, utilizando Internet Banking ou até mesmo ligando para o banco. Para realizar essa transferência, é preciso fornecer algumas informações:
- Dados da pessoa que vai receber o dinheiro (nome completo, RG ou CPF);
- Dados bancários – nome e código do banco, agência, número da conta e tipo de conta (corrente ou poupança);
- ISPB (Identificador de Sistema de Pagamento Brasileiro);
- Código COMPE (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis).
Como Cancelar a TED
Se o TED foi agendado, é possível fazer o cancelamento, pois, basta ligar para sua agência e fazer a solicitação.
Sempre que fizer um TED, verifique se todos os dados foram informados da maneira correta, pois, se o banco notar qualquer tipo de problema, a transferência será cancelada e o valor voltará para o local de origem.
Outro ponto importante é verificar o valor da transferência com atenção, pois, se estiver errado, nem sempre o banco irá permitir o cancelamento da TED. O modo de agir nessas situações varia de um banco para o outro.

Equipe de redação do site Segunda Via de Contas tem como objetivo principal trazer dicas sobre temas relacionados a problemas financeiros.