Pular para o conteúdo

Quanto Tempo Demora para Transferência TED Cair na Conta?

Em geral, as transferências eletrônicas disponíveis (TED) não demoram mais que trinta minutos para cair na conta. Para que isso aconteça, é preciso que o dinheiro tenha sido enviado em um dia útil e durante o horário comercial. Leia este artigo e conheça um pouco melhor este tipo de transferência.

ted cair na conta
Tempo para o TED Cair na Conta

Horário de Transação

O horário de funcionamento para este tipo de transferência muda de um banco para o outro. Por exemplo, existem bancos em que o horário da TED varia entre 6hs e 18hs. Por sua vez, algumas instituições bancárias costumam permitir a TED entre 9hs e 16hs.

É importante que cada cliente conheça os horários de transferência de seus bancos, pois, se deixar para fazer a transferência depois do horário, o dinheiro só cairá na conta no dia útil seguinte.

Se a TED for feita dentro do horário permitido, o dinheiro chegará à outra conta em um período de 30 minutos. No entanto, algumas instituições bancárias precisam que a transferência seja validada manualmente. Com isso, a TED pode demorar até três horas para ser concluída.

Se possível, evite o agendamento da TED, pois alguns bancos só efetuam TED’s agendadas no fim do expediente bancário.

DOC

Outra forma para realizar uma transferência bancária é por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC). Ao contrário do TED, o DOC não é eletrônico e, por conta disso, precisa ser aprovado pelo sistema de compensação do banco. Além disso, as transferências do DOC possuem um limite de R$4.999,00. Por sua vez, a TED não tem limite de valor.

A transferência por DOC costuma ser concluída no sistema D+1, ou seja, conta-se o dia em que a transação foi pedida mais um dia útil. Por exemplo, se a pessoa faz um DOC em uma sexta, o dinheiro só vai chegar ao destino final na segunda-feira. Ou seja, se a pessoa tem pressa, a melhor opção é a TED, pois, normalmente, ela é concluída em 30 minutos.

Como Fazer uma TED

Fazer uma TED não é uma tarefa complicada. A pessoa pode fazer isso se dirigindo até a agência, utilizando Internet Banking ou até mesmo ligando para o banco. Para realizar essa transferência, é preciso fornecer algumas informações:

  • Dados da pessoa que vai receber o dinheiro (nome completo, RG ou CPF);
  • Dados bancários – nome e código do banco, agência, número da conta e tipo de conta (corrente ou poupança);
  • ISPB (Identificador de Sistema de Pagamento Brasileiro);
  • Código COMPE (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis).

Como Cancelar a TED

Se o TED foi agendado, é possível fazer o cancelamento, pois, basta ligar para sua agência e fazer a solicitação. Sempre que fizer um TED, verifique se todos os dados foram informados da maneira correta, pois, se o banco notar qualquer tipo de problema, a transferência será cancelada e o valor voltará para o local de origem.

Outro ponto importante é verificar o valor da transferência com atenção, pois, se estiver errado, nem sempre o banco irá permitir o cancelamento da TED. O modo de agir nessas situações varia de um banco para o outro.