2 Via IPTU BH – Belo Horizonte

    IPTU BH é o Imposto Predial e Territorial Urbano, que é arrecadado tanto de pessoas físicas, quanto judiciais. O valor desse imposto é calculado com base no valor venal do imóvel e pode ser reajustado. Algumas pessoas são isentas deste imposto, como os aposentados, pensionistas e os beneficiários.

    O pagamento do IPTU é importante para que o Governo tenha recursos para investir em educação, saúde, infraestrutura e outros. Sendo assim, é importante estar atento ao pagamento e, caso seja preciso solicitar a 2 via IPTU BH ou outro serviço, pode-se fazer o procedimento pelo site.

    Como emitir a 2 via IPTU BH

    iptu bh

    Para solicitar a segunda via IPTU de Belo Horizonte entre no site http://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline/.

    Depois será preciso escolher quais os dados que serão informados, pois é possível realizar o procedimento de duas formas. Uma delas é optar por informar o índice cadastral do imóvel, que é uma sequência de números ou letras que serve para identificar seu imóvel no cadastro da Prefeitura de Belo Horizonte.

    Esse índice cadastral é composto por três números do bairro, três da quadra, três do lote, três números da unidade e o número de controle. Também é possível informar o CPF ou o CNPJ do proprietário do imóvel junto com o CEP.

    É importante colocar só os números ou letras, sem espaços, pontos ou hífens para que o processo dê certo.

    2 via iptu bh

    Formas de pagamento IPTU Belo Horizonte

    O pagamento do boleto de 2 via IPTU BH pode ser feito em qualquer agência bancária cadastrada ou em casas lotéricas (caso o valor seja abaixo de mil reais). Entre as formas de pagamento disponíveis estão o pagamento integral, adiantamento integral de duas parcelas com 7% de desconto e o pagamento parcelado, que pode ser feito em onze parcelas mensais.

    Leia também: 2 Via IPTU Santo André / 2 Via IPTU Natal

    Dúvidas sobre o valor IPTU de BH

    Uma das queixas mais frequentes é com relação ao valor do IPTU, pois podem ocorrer casos em que casas vizinhas têm preços diferentes.

    Nesses casos, o primeiro passo é verificar se todos os dados informados estão corretos. Além de emitir o boleto IPTU BH 2 via, por meio do site também é possível realizar serviços como a atualização cadastral. Mas, caso algum esteja incorreto, é necessário solicitar a revisão em um posto de atendimento.

    Serviços presenciais

    A segunda via do boleto ou carnê do IPTU também pode ser obtida presencialmente, além de outros serviços como a emissão da guia definitiva da dívida ativa, a alteração do endereço de correspondência, a abertura de processo de revisão de lançamento e o esclarecimento de dúvidas.

    Para isso, basta ir até um dos postos do BH Resolve no horário das 08:00 até as 18:00. Também é possível ir até as regionais, no período das 08:00 até as 17:00. Elas estão localizadas em três endereços:

    • Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 1.055, Venda Nova
    • BH Resolve – Avenida Santos Dumont, 363, Centro
    • Barreiro – Rua Flávio Marques Lisboa, 345, Barreiro

    O importante é realizar os pagamentos de pendências e evitar que ocorram situações como o seu nome ser enviado para o CADIN ou em alguns casos o leilão do imóvel. Aproveite as facilidades disponibilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio do site.

    Artigos Relacionados