Pular para o conteúdo

Auxílio Emergencial em Avaliação – O que significa e como resolver!

Auxílio Emergencial em Avaliação: o que significa e como resolver – A verdade é que o auxílio emergencial foi uma ajuda de custo oferecida pelo governo para milhões de brasileiros ao longo da pandemia do Coronavírus.

O valor variou um pouco desde o início de seu pagamento e, agora, em 2021, tem previsão para voltar.

No entanto, há pessoas que acabam se deparando com a situação de avaliação do benefício e não sabe o que fazer para desbloquear ou alterar esse fator. Pensando nisso, deixamos, abaixo, alguns tópicos responsáveis por esclarecer as principais dúvidas dos usuários.

Situação do auxílio emergencial “em análise”

Auxílio Emergencial em Avaliação
Auxílio Emergencial em Avaliação

Para aqueles brasileiros que não estão relacionados ao Cadastro Único e também não recebem o auxílio do Bolsa Família, é necessário que o cadastro para o auxílio emergencial seja realizado por meio do aplicativo ou do site oficial do benefício, havendo a possibilidade de receber o dinheiro.

No entanto, para aqueles que desejam ter o pagamento realizado da forma correta, será necessário preencher alguns pré-requisitos estabelecidos pelo próprio governo.

Caso o cidadão esteja diretamente relacionado a todos eles, basta preencher as informações que serão solicitadas no próprio aplicativo ou site da Caixa.

Ao finalizar o cadastro, haverá um pedido emitido para a análise do Dataprev. Por esse tempo, o status da sua solicitação ficará como “em análise” durante alguns dias. Sendo assim, você precisará ter paciência e verificar frequentemente se o seu cadastro foi aprovado ou se há alguma informação fornecida de modo incorreto.

Em alguns casos, após uma longa avaliação realizada pelo Dataprev, é possível que o auxílio seja negado para o cidadão.

Na maior parte das ocasiões, isso pode acontecer por um erro de preenchimento das lacunas e ainda será possível realizar um novo cadastro, contestando a decisão que foi dada anteriormente.

Leia também: Dataprev: consulta benefício auxílio emergencial em análise

Auxílio emergencial em avaliação: O que fazer ?

Chegando ao centro deste artigo, é preciso falar acerca do status de “em avaliação” mostrado no aplicativo ou site do auxílio emergencial.

Muitos usuários estão relatando que, mesmo após receberem a primeira parcela, acabaram por ver o status do próprio cadastro ser modificado para “em avaliação”.

É claro que, para quem realmente precisa do dinheiro, a situação é um tanto angustiante, sendo necessários alguns esclarecimentos.

De acordo com o Ministério da Cidadania, algumas bases de dados acabaram sendo utilizadas no cruzamento de dados e, então, acabaram ficando em um período mais longo de atualizações.

Sendo assim, alguma das informações cadastradas no aplicativo pode ter representado divergência no sistema.

Dessa maneira, a Pasta irá priorizar uma nova avaliação para o cadastro daquele usuário, certificando-se de que ele ainda está em conformidade com tudo aquilo que foi dito lá no início, durante o registro dos próprios dados.

Após esse período de avaliação, pode acontecer de o Ministério da Cidadania não encontrar nenhum tipo de impedimento, permitindo que o cidadão volte a receber o auxílio.

O pagamento será liberado o mais breve possível. No entanto, também é possível que a Pasta encontre alguma divergência e, consequentemente, acabe reduzindo o valor do auxílio emergencial.

Auxílio emergencial “cancelado”

Em alguns casos, é possível que o cadastro tenha passado por uma nova análise e a situação seja transformada no status “cancelado”. Sendo assim, o pagamento do auxílio emergencial deixará de existir e aquele usuário em específico não conseguirá mais ter acesso ao valor depositado.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a análise dos dados é realizada de forma constante. Sendo assim, caso a Pasta tenha encontrado alguma divergência de informações entre o cadastro e a situação atual do usuário, é provável que o cancelamento ocorra.

Essa situação pode vir a surgir após o pagamento da primeira ou segunda parcela.

Renovação em 2021

auxílio emergencial renovação 2021

Diante do agravamento da situação da pandemia de Coronavírus no Brasil, muitas cidades brasileiras precisarão tomar medidas ainda mais rígidas de proteção.

Isso quer dizer que alguns trabalhadores precisarão ficar em casa novamente e terão que contar com uma ajuda do governo para se manter.

Sendo assim, segundo o presidente Jair Bolsonaro, é muito provável que no mês de março a primeira parcela do novo auxílio emergencial seja adotada e distribuída entre a população.

No entanto, até este momento não há muitas informações e maiores detalhes a respeito desse pagamento.

Quem terá direito ao auxílio emergencial 2021?

Assim como dito anteriormente, não há muitas informações acerca do novo auxílio emergencial para o ano de 2021. Sendo assim, os responsáveis não informaram quais serão os critérios utilizados para a análise e aprovação dos beneficiários do auxílio.

O valor também não foi definido, embora esteja beirando os R$ 250,00.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro e informações soltas ao longo de entrevistas, o governo irá aprovar o cadastro de pessoas “invisíveis” para a sociedade, o que pode significar que cidadãos que não recebem qualquer tipo de benefício do governo e estejam sem carteira assinada sejam incluídos no novo projeto.