Como consultar NIS pelo número de CPF?

Como consultar NIS pelo número de CPF? Qual o procedimento que devemos seguir para ter acesso ao NIS usando apenas um documento de identificação, como é o caso do CPF? É um processo fácil de ser realizado ou difícil? Hoje vamos ensinar isso passo a passo para nossos leitores compreenderem melhor sobre o assunto.

O brasileiro é cheio de “números”, cada qual responsável por identificar algum tipo de serviço, programa, documento ou qualquer outro tipo de situação ou identificação que cada pessoa possua. O NIS é um desses números, facilmente encontrado em diversos locais, inclusive com o CPF.

Neste conteúdo, conforme já informado anteriormente, vamos ensinar os nossos leitores o que deve ser feito pra ter acesso ao NIS, um número tão importante no cotidiano em geral. Leia conosco e descubra como consultar NIS pelo número de CPF. Vamos lá, acompanhe-nos até o final e deixe sua dúvida nos comentário caso possuir alguma!

Tem como consultar NIS pelo número de CPF?

consultar NIS pelo número de CPF

Antes de ensinarmos, é preciso saber se é possível realizar esse tipo de procedimento. Felizmente sim. Basicamente todo e qualquer documento a nível nacional que uma pessoa possuir é possível acessar através do CPF. Seja usando outros documentos pessoais como CNH ou RG, é possível consultar o NIS.

As maneiras mais fáceis, como você verá a seguir, é através de outros documentos pessoais, do tipo carteira de trabalho, ou então consultando portais online de acesso ao cidadão, como o próprio Meu INSS, que concentra uma série de informações de cada cidadão brasileiro. Continue lendo conosco!

Como consultar NIS pelo número de CPF?

E então, como fazer pra conseguir consultar o NIS usando apenas o seu CPF? Conforme mencionado até aqui, esse é um número facilmente encontrado. A forma mais fácil de achá-lo sem ter que acessar nada é através de sua Carteira de Trabalho, desde que seja a versão nova e digital, representada apenas pelo seu número de CPF. Veja as formas de consulta do NIS pelo CPF disponíveis abaixo:

  • Carteira de Trabalho física: como mencionamos no parágrafo acima, desde que seja a versão digital, é possível consultar seu NIS pela carteira de trabalho. Entre no site ou app da Carteira de Trabalho Digital com seu CPF, e no topo do site já será possível encontrar o NIS. O número é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto);

  • Meu INSS: o site do Meu INSS, conforme mencionado anteriormente, é um dos sites mais completos que qualquer cidadão pode ter acesso. Basta acessar com seu CPF e senha de login, ir até o menu principal e clicar em “Dados cadastrais”. Lá, na lista extensa de dados, será possível encontrar seu NIS. Caso queira simplificar o processo, ao entrar nessa última página, dê o comando “Ctrl+F” e digite “NIS” para procurar pela palavra na página;

  • Cartão Cidadão: você possui um cartão cidadão? Então saiba que o NIS está em sua porção frontal;

  • CadÚnico: se você possui CadÚnico, pode acessar o benefício através do site principal ou do aplicativo e usar seus dados pessoais como o CPF pra ter acesso ao NIS.

O que é o NIS?

Já sabemos bem como consultar NIS pelo número de CPF, mas o que exatamente é esse número? Em um resumo bem simples, o NIS se trata de uma sigla correspondente a “Número de Identificação Social” que tem como função trazer segurança em relação aos direitos gerais dos trabalhadores, como os direitos previdenciários e trabalhistas garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT e ao PIS.

Aprendeu a consultar seu NIS utilizando apenas o CPF? Caso ainda possua dúvidas referentes às nossas dicas, basta comentar abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!

Artigos Relacionados