CPF cancelado o que fazer?

CPF cancelado o que fazer? Como podemos agir para conseguir regularizar nosso CPF, esse que é um documento essencial para o cotidiano de todo brasileiro? Quais são os motivos que levam um cidadão brasileiro a ter um documento como o CPF ser cancelado em sua situação cadastral?

CPF cancelado o que fazer

O Brasil é um dos países no mundo que possui o maior número de documentos de identificação. Não podemos ver isso como algo benéfico, afinal, são tantos documentos que é quase impossível não perder um no cotidiano: certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, RG, carteirinha do SUS, entre vários outros.

Dentre todos esses acima citados, o CPF é de longe um dos documentos mais importantes que temos que portar. Ele é quem nos coloca em uma base nacional de existência, além de que permite que consigamos comprar produtos, imóveis e outras coisas através de uma análise do perfil consumidor de crédito.

Porém, como nem tudo são flores, algumas pessoas acabam conseguindo a proeza de ficar com o CPF cancelado. Não é algo muito comum de acontecer, visto que é uma regra para quem morre: se morreu, então o número de CPF será cancelado. Mas e o que fazer caso ainda estivermos vivos? Neste conteúdo, vamos responder a sua pergunta sobre “CPF cancelado o que fazer?”, vamos lá!

Os motivos para ter um CPF cancelado

E quais são os motivos para ter um CPF cancelado? Como mencionado anteriormente, não é algo tão comum de acontecer, porém existem motivos que podem levar a essa situação desconfortável ser presente em sua vida. Abaixo, listamos alguns dos motivos que podem estar relacionados ao cancelamento de seu CPF. Leia:

Situação cadastral cancelada

Quando pesquisamos pela situação cadastral de um CPF e o mesmo realmente aparece como cancelado, isso significa que a pessoa portadora daquele número faleceu. Portanto, não há o que fazer. Alguns familiares pensam na ideia de utilizar o CPF pra financiar móveis e imóveis, porém não é algo socialmente possível.

Situação cadastral suspensa

A situação cadastral suspensa pode ocorrer em um momento inesperado. A Receita Federal está constantemente checando as situações dos CPFs, isso significa que de tempos em tempos chegará ao seu. Caso o seu cadastro na Receita Federal esteja incorreto ou incompleto em uma dessas revisões, então o CPF será suspenso.

Situação nula

A situação nula é um pouco mais complicada, muito relacionada a crimes digitais, e até mesmo físicos. Um CPF é anulado quando o portador está envolvido junto a algum tipo de fraude arbitrária relacionada ao uso de seu CPF como falso.

No passado: o CPF era realmente cancelado

Atualmente, como mencionado desde o início do conteúdo, a pergunta CPF cancelado o que fazer não é mais tão comum, visto que não é tão fácil de um CPF ser cancelado, sendo mais comum a situação cadastral do mesmo estar diferente por um tempo indeterminado.

Era mais comum que um CPF de um vivo fosse cancelado no passado, quando no casamento havia a mudança de nomes e um novo CPF era gerado, sendo o antigo cancelado. Atualmente, essa prática não existe mais. Por mais que no casamento ambas as partes mudem seus respectivos nomes, o CPF continua sendo o mesmo.

CPF cancelado o que fazer?

Depois de todo esse conteúdo de esclarecimentos, você ainda está convicto de sua situação e precisa saber CPF cancelado o que fazer, certo? Caso esta seja sua situação, assim como o caso daqueles com situação cadastral alterada como mencionamos, a única ação a ser tomada é visitar uma agência física da Receita Federal pra solicitar a regularização de seu Cadastro de Pessoa Física, o CPF. Até a próxima!

Artigos Relacionados