Como validar dados na carteira de trabalho digital?

Saber como validar dados na carteira de trabalho digital é essencial para os empregadores e contadores responsáveis por gerenciar o quadro profissional de uma empresa, já que a carteira digital foi lançada em 2017 para substituir a versão física da CTPS.

Já em 2019 o aplicativo passou a ser utilizado como o formato principal para registrar todos os dados trabalhistas e de recolhimento previdenciário, eliminando a necessidade de que as empresas façam qualquer tipo de anotação manual na CTPS de seus colaboradores.

Veja como funciona a carteira de trabalho digital

validar dados na carteira de trabalho digital

Todas as atividades profissionais exercidas por qualquer cidadão brasileiro foram registradas na carteira de trabalho digital, essas informações foram disponibilizadas automaticamente no aplicativo, já que estavam registradas no sistema virtual do governo que é responsável pela prestação de informações trabalhistas, o e-Social.

Caso você identifique algum erro nos seus dados profissionais, não se preocupe, o Governo Federal está realizando atualizações semanais para corrigir suas informações pessoais. 

Há também outra alternativa para correção dessas informações, o trabalhador pode solicitar ao seu empregador a correção desses dados diretamente no e-Social, assim o erro será corrigido automaticamente no app.

Como fazer a carteira de trabalho digital?

Fazer a carteira de trabalho digital é mais simples do que você imagina, você pode fazer seu cadastro através do celular ou de um computador através do site do Governo Federal, basta seguir os passos abaixo:

Pelo site:

  • Acesse o site oficial do Governo Federal, www.sso.acesso.gov.br
  • Clique em “Criar sua conta gov.br”;
  • Você terá três opções de cadastro, e-mail, CPF ou certificado digital, selecione uma delas e clique em “continuar”;
  • Neste passo, siga as instruções exibidas na tela, confirme seus dados e cadastre uma senha de acesso;
  • Depois de criar sua conta gov.br, basta clicar na opção da “carteira de trabalho digital” e acessá-la.

Pronto, seguindo os passos acima você consegue realizar seu cadastro através do site, agora vamos ver como acessar sua carteira digital através do aplicativo:

  • Baixe o aplicativo “Carteira de trabalho digital” na Play Store ou na Apple Store;
  • Aguarde a instalação do app e clique em “abrir”;
  • Preencha os campos de login com seu CPF e sua senha;
  • Para concluir o acesso, coloque os dados pessoais solicitados pelo app.

Relacionado: Telefone Ministério do Trabalho

Mas, afinal, como validar dados na carteira de trabalho digital?

Como dito anteriormente, as informações que são associadas a carteira de trabalho digital estão em um banco de dados do Governo Federal, o e-Social, onde os empregadores podem cadastrar as informações referentes a contratação, salário, promoções e repasse do recolhimento previdenciário.

Se os dados informados estiverem corretos, dificilmente você encontrará alguma informação errada no aplicativo, mas caso aconteça, as atualizações frequentes realizadas pelo governo devem ser suficientes para corrigir esses erros. 

Mas se mesmo assim os erros que você encontrou continuarem em sua carteira de trabalho digital, você pode solicitar a correção no período de campanhas para correção feitas regularmente pelo Governo Federal, mas se a informação errada tiver sido registrada após setembro de 2019, a correção deve ser solicitada e feita pelo próprio empregador.

Artigos Relacionados