Veja os principais cuidados ao fazer pagamentos online

Com toda certeza manter o planejamento financeiro ficou muito mais prático com o uso do internet banking. Hoje é possível resolver quase tudo com o celular na mão, e talvez nesse momento você esteja lendo esse texto através de seu celular, acertei?

Veja os principais cuidados ao fazer pagamentos online

A facilidade, agilidade e o conforto são itens apontados por aqueles que usam a internet para controlar seu planejamento financeiro pessoal, e os usuários a cada dia aumentam mais.

Do outro lado dessa onda, tem aqueles que mesmo com todas as facilidades não usam esses meios para suas movimentações financeiras, e quando interrogados alegam não se sentir seguros no meio digital.

De certo eles tem razão, quando for fazer seu pagamento online deve ter todo cuidado, pois nos dois primeiros meses de 2020 o número de sites inseguros cresceu 441%.

Se você faz pagamentos onlines e quer se sentir mais seguro, basta seguir nosso texto, vamos trazer aqui dicas especiais para tornar suas transações financeiras mais protegidas, fique conosco até o fim.

Pagamento online é seguro?

Em tempos de organizar contas na crise, o que menos se quer é que algo saia errado. E fica a dúvida: o pagamento online é seguro? 

Pois se essa é sua dúvida, pode ficar tranquilo que fazer pagamento online é seguro sim, e por incrível que pareça usar o celular é ainda mais seguro que o computador tradicional. Isso porque a internet via rede de dados da telefônica tem bem menos exposição de vírus.

De toda forma, com toda segurança, não faz mal saber mais procedimentos que fornecem mais segurança no momento de pagar suas contas e deixar seu planejamento financeiro em dia, continue a leitura e veja dicas de proteção.

5 cuidados ao fazer pagamentos online

Existe uma onda crescente de clientes que usam o meio digital para pagar suas contas ou realizar outras transações.                  

Alguns anos atrás, as pessoas organizavam seu planejamento financeiro pessoal em casa, depois se dirigiam a uma agência física para realizar seus pagamentos.  

Em dados da pesquisa, divulgados pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), através de seu setor de Tecnologia Bancária, dois pontos chamaram bem atenção, ela foi publicada agora em 2021 (ano base 2020), veja:

  1. Em 2020 pela primeira vez as transações por meios digitais superou o meio tradicional.
  2. Em 2020 foram movimentados PELO CELULAR R$ 52,9 Bilhões quando em 2019 R$ 37 Bilhões

A natureza desses dados mostram o crescimento do uso da tecnologia, e nesse contexto é necessário medidas de segurança para que nada estrague essa relação.

Veja a seguir 5 dicas preventivas que você deve ter ao pagar suas contas de forma online, mas não é para assustar, é para se prevenir, acompanhe.                                                                                                                                                                                                                  

Verifique a empresa e site

Na primeira dica você deve sempre optar por fazer seus pagamentos em empresas conhecidas, de preferência através do aplicativo do seu banco.

Caso isso não seja possível, busque informações oficiais sobre a empresa, procure seus dados como CNPJ e consulte para ver se existem reclamações. A própria internet serve como campo de pesquisa.

Dentro dessa busca por segurança observe também a página dessa empresa, ou o site. Ele mesmo pode lhe dar garantias de segurança.

Para ter a certeza que o site é seguro você deve observar alguns pontos:

  • Confira o Domínio e a URL 
  • Pesquise a Reputação e Histórico do Site
  • Busque por Selos de Segurança
  • Consulte a Política de Privacidade
  • Confirme as Informações de Contato

Busque avaliações de outros clientes

Outra dica que você pode seguir é procurar ver no próprio site a reputação vinda das opiniões dos próprios clientes.

Sempre tem espaço para avaliações e ali você verá como foi a experiência de outras pessoas que usaram este serviço antes de você.

Cuidado com emails de spam

Email de spam é uma mensagem eletrônica com finalidades comerciais, que vem muitas vezes de remetentes desconhecidos.

O problema é que pessoas mal intencionadas usam esse recurso para invadir o sistema de seu computador, são os famosos vírus, que atualmente não estão interessados apenas em estragar sua máquina e sim capturar seus dados.

Opte por comprar nos aplicativos oficiais

Comprar em aplicativos oficiais é mais uma garantia de que seu pagamento está sendo feito num ambiente seguro.

Então, sempre busque canais oficiais para realizar suas transações digitais. Os canais oficiais investem em segurança para melhor atender seus clientes.

Use um cartão de crédito virtual

Você já ouviu falar em cartão de crédito virtual? Sabe como funciona?

O cartão virtual foi uma criação para ajudar na proteção das compras online, eles são disponibilizados ao ser solicitado, geralmente pelo aplicativo, e tem a validade apenas para uma compra.

Então não corre o risco de ser usado em duas transações. 

Não descuide do planejamento financeiro

Fique atento ao seu planejamento financeiro pois ele te dá condições de ter a tranquilidade necessária para fazer suas transações sem pressa.

O planejamento financeiro pessoal vai te ajudar a ter todas suas contas equilibradas, assim você terá saúde financeira. Infelizmente grande parcela de brasileiros não têm essa prática e vivem sofrendo.

Considerações finais

Se você tinha dúvidas sobre fazer pagamentos online, pode ver que essa é uma tendência que só tem a crescer, e que cuidados são tomados com sua segurança.

Hoje você pode resolver muitos tipos de necessidades bancárias pela internet, então aproveite para conhecer o que a tecnologia na parte financeira tem a oferecer.

Você pode não somente pagar contas, como também contratar empréstimos tudo pelo meio digital, pode até usar um simulador que vai te apresentar diversas propostas de empréstimos numa única busca.

Conta pra gente, quais cuidados você toma nos pagamentos online?

Artigos Relacionados