Como Controlar os gastos com o cartão

Conhece todos os benefícios do cartão de crédito e quer ter controle financeiro para poder
usá-lo? Então vamos dar dicas valiosas para você!

gastos com o cartão

Cartões de crédito são cada vez mais aceitos por brasileiros. O Banco Central divulgou que 123 milhões de unidades circularam em 2019, um aumento de 18% quando comparado a 2018. 

Isso se justifica pela ampla utilidade do cartão. Você pode usá-lo para fazer assinaturas online, parcelar compras, adquirir produtos em e-commerce. Enfim, são muitos os benefícios dele quando usado com consciência e organização.

Neste cenário, é essencial ter controle financeiro para reduzir os gastos com o cartão de crédito.

Pensando nisso, fizemos este texto para te explicar sobre os principais benefícios do cartão e como fazer para que ele seja seu aliado, e não um inimigo. 

Benefícios do cartão de crédito

Já adiantamos que há muitas vantagens em usar cartões de crédito. E vamos listar as principais delas para ajudar você a decidir se solicitar um cartão vale a pena em seu caso.

  • Cartões de crédito são, geralmente, associados a programas de pontos. Neste caso, o valor gasto em compras viram pontos em que você pode acumular para trocá-los por produtos, viagens e até doações. Mesmo que o seu banco não ofereça este serviço, você pode aproveitar os programas da bandeira do seu cartão, como o Mastercard Surpreenda e o Vai de Visa.
  • Você faz compras mais seguras utilizando cartão de crédito. Se você perder o seu cartão, poderá bloqueá-lo imediatamente. Caso o banco identifique uma compra suspeita, você será avisado para reconhecer e identificar aquele gasto. Além disso, o cartão requer uma senha para ser usado. Ele é, portanto, uma das formas mais seguras de fazer compras, tanto fisicamente quanto pela internet.
  • Você aumenta o seu score de crédito. Quando você precisa de empréstimos, financiamentos ou até renegociar dívidas do cartão, é essencial ter um bom score de crédito para ser considerado confiável pelo banco. Esse score é uma pontuação que analisa o seu histórico de pagamentos, renda e outros quesitos.
  • Através do acompanhamento da fatura do seu cartão, você consegue ter um melhor controle financeiro. Quando fazemos pagamentos em dinheiro, é difícil conseguirmos nos organizar para saber exatamente com o que estamos gastando e em que devemos economizar. Porém, com o cartão de crédito é possível analisar o extrato no fim do mês ou até semanalmente para analisar suas compras.
  • Cartões de crédito costumam oferecer vantagens como seguro viagem, concierge, seguro de veículos. Cada um tem um benefício, o que geralmente também inclui descontos em lojas parceiras. 

Como organizar os gastos do cartão?

Com tantos benefícios, você pode estar se perguntando por qual motivo tantas pessoas têm medo de cartão de crédito. E a má notícia é que ele pode se tornar um inimigo se você não tiver controle financeiro.

Por isso, é muito importante saber organizar os seus gastos para não se endividar e correr o risco de ficar até negativado.

Assim, para ajudar você, fizemos uma lista de boas práticas que devem virar um hábito para você não ter problemas financeiros como precisar pagar os altos juros rotativos de quem não paga a totalidade da fatura do cartão de crédito.

Controle o limite do seu cartão de crédito

O limite do cartão pode ser uma tentação. Aquele dinheiro está ali disponível para você gastar como se fosse um empréstimo. Mas jamais se esqueça que você precisará pagar cada centavo ao final do mês, e, se não conseguir, poderá arcar com juros que ficam em torno de até 300% ao ano.

Por isso, se você tiver dificuldades em pagar suas contas, baixe o limite do cartão para não correr o risco de gastar mais do que pode pagar.

Ajuste o vencimento da fatura para próximo do recebimento do salário

No dia a dia, os gastos vão aparecendo e acabamos priorizando uma conta ou outra. Assim, recomendamos que você coloque a data de vencimento da fatura do seu cartão para uma data próxima do dia de recebimento do seu salário.

Com isso, você poderá pagar logo o cartão para se prevenir de arcar com um dos juros mais altos do mercado.

Priorize cartões sem anuidade

Atualmente já existem muitos cartões sem anuidade ou com isenção desta taxa quando se consome um mínimo por mês. 

Assim, priorize essa modalidade de cartão de crédito porque as mensalidades somadas podem chegar a valores bem altos, o que faz diferença no bolso.

Não utilize muitos cartões de crédito

Essa dica pode parecer simples, mas a verdade é que somos assediados constantemente com ofertas de cartão e pode ser difícil dizer não.

Mas ter vários cartões de crédito estimula ainda mais o seu consumo e torna mais difícil conseguir ter controle financeiro. Por isso, utilize o mínimo de cartões que você puder.

Tenha um cartão ideal para o seu perfil

Outra dica que faz toda diferença para usar cartão de crédito online ou físico é ter aquele ideal para o seu perfil. Muitas vezes, aceitamos o que o nosso banco oferece antes mesmo de fazer uma pesquisa prévia e saber se aquela é a melhor opção disponível.

Apesar de cartões de crédito terem muitas finalidades, há várias diferenças entre eles como cobrança de anuidade, taxa de juros aplicada, programa de pontos, cashback. 

Além disso, muitos cartões de crédito oferecem bons descontos em lojas parceiras e vale a pena você verificar esta condição para analisar a instituição com mais parceiros que interessem a você.

Mas sabemos que existem muitas instituições financeiras e que pode ser difícil fazer um comparativo entre todas elas. Por isso, é interessante buscar um comparador online de cartão de crédito para verificar todas as opções e a melhor para seu perfil.

Considerações finais

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre os benefícios do cartão e os cuidados que deve ter com ele para não perder o controle financeiro.

Assim, recomendamos que siga as nossas dicas para organizar seus gastos com cartão e não correr o risco de pagar juros rotativos, se endividar ou até ficar negativado.

Por fim, não se esqueça de comparar as opções disponíveis para escolher o banco ideal e com as melhores condições para você.

Artigos Relacionados