Como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay

Você sabe como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay? Os pagamentos têm se modernizado cada vez mais, principalmente porque a quantidade de aplicativos para executar a função cresceu proporcionalmente.

Sendo assim, o WhatsApp, também amplamente utilizado pelos brasileiros, implementou seu próprio sistema de transferências.

Utilizando o próprio chat do aplicativo, é possível enviar ou receber dinheiro sem, necessariamente, sair da conversa. Dessa forma, você poderá repassar um determinado valor para clientes, familiares, amigos e, até mesmo, para estabelecimentos que usem o aplicativo com o intuito de se comunicar com o cliente.

Quer aprender mais sobre o WhatsApp Pay? Leia este artigo até o final!

Quem poderá enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?

WhatsApp Pay

Se você quer saber como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay, primeiro precisará entender se está enquadrado, ou não, nos requisitos da plataforma para enviar o dinheiro. Para que isso seja possível, os usuários devem ser maiores de 18 anos e precisam possuir um cartão de débito de bancos parceiros.

A lista de bancos participantes são:

Em um primeiro momento, esta forma de pagamento irá funcionar com cartões de débito se o seu intuito é enviar dinheiro para uma pessoa por meio de sua conta bancária. Em atualizações futuras, será possível trabalhar com um cartão de crédito, se for possível fazer pagamentos de alguma compra de produtos ou serviços que já utilizam o WhatsApp Pay.

Quem poderá receber?

É importante lembrar que, se você deseja saber fazer pagamento pelo WhatsApp Pay, assim como receber dinheiro por meio dele, precisará ser cliente dos bancos já citados anteriormente. Além disso, é necessário ter uma conta com a função débito habilitada, permitindo que haja essa troca monetária.

Assim que você receber um pagamento pelo chat do aplicativo, será preciso aceitar o valor na aba “pendentes” para que seja possível transferir a quantia para uma conta que já esteja cadastrada no WhatsApp. Em poucos minutos, o seu dinheiro já estará no local de destino, assim como o esperado.

É válido lembrar, também, que não será possível enviar um pagamento para uma pessoa que não tenha conta em um banco parceiro. Sendo assim, o ideal é que você pergunte para o destinatário todas as informações acerca de sua conta para não acabar passando por algum aborrecimento.

Como funciona o WhatsApp Pay?

O recurso utilizado pelo aplicativo, para aquelas pessoas que querem aprender a como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay, é semelhante ao utilizado durante uma transferência bancária, seja ela de TED, DOC ou Pix. O dinheiro sairá da conta daquela pessoa que enviou e será depositada na conta de um terceiro, o destinatário.

Em casos do dinheiro ser enviado para pessoas físicas, só é possível realizar a operação por meio do cartão de débito. No entanto, se forem empresas, é possível emitir uma fatura para o cartão de crédito dos clientes. Sendo assim, a operação fica semelhante a uma compra por meio da internet.

Os pagamentos pelo aplicativo do WhatsApp funcionam da mesma forma que o Facebook Pay, principalmente por virem da mesma empresa. A tecnologia utilizada está diretamente voltada para funções dentro de redes sociais e, dessa maneira, você só precisará ter uma forma de pagamento válida salva na plataforma e pronto.

Como fazer o cadastro da forma de pagamento?

Se você já sabe que se enquadra no perfil de usuários mencionado anteriormente e é uma pessoa que deseja saber como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay, é preciso verificar, antes de mais nada, se essa função já está disponível na sua versão do aplicativo. Para isso, basta clicar nos três pontos no canto superior direito da tela e ver se há “Pagamentos”.

Em seguida, será necessário clicar em “Facebook Pay”, selecionar “Continuar”, criar um PIN para deixar a operação ainda mais segura e clicar em “avançar”.

Caso seja necessário, também é possível registrar uma biometria e ativá-la. Depois, basta digitar os dados que serão solicitados e inserir os números do cartão de crédito. Não esqueça de salvar.

Caso você esteja usando um iPhone, será necessário clicar em “Ajustes”, “Pagamentos” e, em seguida, “Facebook Pay”. Clique em “Continuar”. Depois disso, escolha um PIN para manter suas operações seguras e clique em “Avançar”. Digite seu nome, telefone e CPF para, logo em seguida, preencher os dados do cartão. Não esqueça de salvar.

Como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay?

Agora é a hora de saber como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay. Para que o recurso comece a ser utilizado, o usuário precisará fazer a configuração no próprio aplicativo, assim como foi ensinado no tópico anterior. Depois, basta selecionar a pessoa para quem deseja enviar o pagamento.

Para isso, basta clicar no “clipse” dentro da conversa e escolher a opção “pagamentos”. Insira o valor desejado e dê continuidade. Após isso, escolha a forma de pagamento e aceite os termos de uso do serviço. Insira seu PIN e pronto. O pagamento foi feito.

Fontes: Tecmundo, Zap GB

Artigos Relacionados