Como Gerar Guia de Pagamento do IPVA Detran PR

    Se você está com dificuldades para consultar a sua guia de pagamento do IPVA Detran PR, não se preocupe. Este texto irá te mostrar um pequeno passo a passo para a emissão desse documento. Esse processo é simples e pode ser feito em alguns minutos.

    Guia de Pagamento do IPVA Detran PR

    O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é recolhido em todo o Brasil. Contudo, existem regras que variam de um estado para o outro. O Detran do Paraná deixa disponíveis em seu site todas as informações para que as pessoas possam fazer o quite dessa dívida.

    Para verificar a guia de pagamento, acesse o site do Detran PR, cujo link é http://www.detran.pr.gov.br/. Depois disso, clique na opção “veículo” e, em seguida, vá até a lista “Guias para pagamento e certidões”. Por fim, entre em “Emitir guia para pagamento do IPVA”.

    IPVA Detran PR
    IPVA Detran PR

    A página te levará para o endereço da Secretaria da Fazenda (http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php), que pedirá o número do seu Renavam, a data de pagamento do seu IPVA e o código de segurança inserido na imagem. Depois de fornecer essas informações, o acesso a sua guia de pagamento estará liberado.

    Atrasos

    O contribuinte deve se esforçar ao máximo para não atrasar o pagamento do IPVA, pois assim evitará problemas no futuro. No estado do Paraná, é possível pagar essa conta à vista no mês de janeiro ou parcelar em três vezes entre janeiro e março.

    A pessoa que não fizer o pagamento dentro do prazo estará sujeita as punições da lei. Além de receber uma multa de 10% do valor do imposto e de seus juros, os veículos que estão em dívida com o IPVA ficam proibidos de fazer licenciamento anual. Sem esse licenciamento, nenhum carro pode transitar.

    Se a fiscalização pegar um carro nessa situação, ela confiscará o veículo e o levará para o pátio. O carro só poderá ser retirado após o pagamento de todas as dívidas que ele tem, o que inclui as multas e o valor dos dias em que ele ficou no pátio.

    Leia também: Detran SC – Consultar Multas e Placas de veículos

    Licenciamento

    Se o seu carro está com pagamento do IPVA em dia, já é possível fazer o quite do licenciamento. Assim, a pessoa poderá ter todos os seus documentos em ordem. A data de acerto desse documento depende do final da placa de cada automóvel.

    Para fazer a verificação do licenciamento, acesse o site do Detran PR e clique na aba “Veículo”. Depois disso, vá até a guia “Documentação” e clique em “Emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico – CRLV-e”. Você será direcionado para uma página de login. Digite o seu CPF e os quatro últimos dígitos do seu telefone celular.

    Depois disso, aperte a guia “enviar SMS”. Se ainda não for cadastrado, o site te levará para outra página e pedirá alguns dados. Depois que o cadastro for feito, basta digitar as informações pedidas e o acesso às informações do seu licenciamento estará liberado.

    Artigos Relacionados