Onde fica o número da certidão de nascimento?

Você sabe onde fica o número da certidão de nascimento? Esse é o primeiro documento na vida de uma pessoa. É através dele que se consegue obter todos os demais, como RG, CPF etc. Inclusive, é esse documento que garante alguns direitos ao recém-nascido.

Por isso, esse é um dos documentos mais importantes da vida do ser humano. Mas, então, onde fica o número da certidão de nascimento? Não é difícil obter essa informação, e iremos lhe explicar como fazer isso nos tópicos abaixo.

Para o que serve a certidão de nascimento?

Antes de falarmos sobre onde fica o número da certidão de nascimento, você sabe para o que esse documento serve? Com certeza você já deve saber que o Governo tem alguns deveres, como oferecer acesso à saúde e educação, por exemplo.

No entanto, aquelas pessoas que não emitem esse documento são privadas desse direito. Além do mais, quem não possui esse documento não consegue emitir os demais, como o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou o próprio título de eleitor.

Fora isso, a certidão de nascimento serve para informar os principais dados do indivíduo, como nome e sobrenome, nome dos pais, avós paternos e maternos, data, hora e local do nascimento, por exemplo. Então, trata-se de um documento essencial.

Onde fica o número da certidão de nascimento?

número da certidão de nascimento

O número da certidão de nascimento não é uma informação muito difícil de obter, uma vez que essa é uma informação que consta bem no na frente do documento. Ou seja, é de fácil acesso.

Nos moldes novos, o número da certidão de nascimento fica bem abaixo dos dizeres “matrícula”. Ademais, nos dias de hoje, a certidão de nascimento deve possuir 32 dígitos.

Certo, você já entendeu onde fica o número da certidão de nascimento. Mas, e se você estiver na rua, precisar dessa informação, mas não está com o documento em mãos? Há outras formas de conseguir o número, e iremos falar a seguir.

Registro Geral

Por lei, o número da certidão de nascimento deve constar também no RG. Por isso, caso precise dessa informação, é só procurar no verso da sua identidade. O número fica ao lado das iniciais CN (Certidão de Nascimento).

Internet

Uma outra forma de descobrir o número da sua certidão de nascimento é através da internet. Para tal, tudo o que você deve fazer é:

  1. Acesse o site do Registro Civil;
  2. Clique em “Nascimento”;
  3. Em seguida, insira o estado, cidade e o cartório onde sua certidão foi emitida;
  4. Feito isso, basta informar nome completo, CPF, data de nascimento;
  5. Aperte em “próximo” e você terá a informação.

Artigos Relacionados