Seguro desemprego cai no sábado?

Seguro desemprego cai no sábado? Será que consigo receber meu seguro desemprego em pleno sábado ou somente em dias úteis? Quem tem data marcada de recebimento do seguro desemprego recebe na sexta-feira, sábado ou somente na próxima segunda-feira da outra semana? Como saber quando vou receber meu seguro na conta corrente?

O seguro desemprego é um benefício garantido pela CLT a todo e qualquer trabalhador que foi demitido sem justa causa, e que tenha trabalhado, no mínimo, 12 meses anteriormente a data de demissão sem a devida justa causa. Esse período já foi menor, de apenas 6 meses de trabalho necessários para tal.

Porém, como bem sabemos, as Leis Trabalhistas vem sendo constantemente alteradas, principalmente na última década, visando conter a grande recessão econômica a nível mundial e estimular a economia, diminuindo as sanções colocadas sobre os empresários que precisam demitir alguns funcionários.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre a data de pagamento do seguro desemprego. Portanto, se você deseja saber se o seguro desemprego cai no sábado, acompanhe-nos nessa leitura interessante até o final, e saiba não somente isso, mas também outras informações curiosas sobre o assunto que vão lhe ajudar a compreender mais sobre o benefício. Vamos lá, leia com a gente!

Seguro desemprego cai no sábado?

Seguro desemprego cai no sábado

Antes de continuarmos nosso conteúdo com informações diversas sobre esse beneficio concedido ao trabalhador demitido, vamos responder de maneira direta sua dúvida, sobre se o seguro desemprego cai no sábado ou não. Bem, como você deve saber, há uma data exata para você receber seu dinheiro.

Há duas formas de recebimento: ou você recebe mensalmente, no quinto dia do mês, ou então recebe todo o valor de seu seguro desemprego entre o 7º ou 120º dia posterior a data de sua demissão sem justa causa. Como deve saber, nem sempre o quinto dia do mês cai em um dia útil, podendo cair em um sábado ou domingo.

Quando somos contratados, geralmente o patrão antecipa esse pagamento de salário para as sextas-feiras, enquanto em alguns casos – não muito interessantes para os colaboradores – o pagamento fica para a outra semana, na segunda-feira. E o seguro desemprego cai no sábado?

Bem, depende da conta em que você recebe seu benefício. De forma geral, a única conta que paga seu seguro desemprego no sábado é a Caixa Econômica Feral, sem exceção. Enquanto isso, os outros bancos como Itaú, Bradesco, Inter, etc., pagam somente na segunda-feira da outra semana.

Por quanto tempo vou receber o seguro desemprego?

Outra dúvida muito comum entre os trabalhadores que foram recentemente demitidos, é sobre o período em que vão receber o seu seguro desemprego. Como sabemos, esse benefício é concedido para garantir ao trabalhador uma segurança em relação à busca de um próximo emprego, então ele é pago por alguns meses antes de ser descontinuado por parte do INSS.

Você, trabalhador recentemente demitido, tem direito ao recebimento de 3 ou 5 parcelas de seguro, a depender de quanto tempo você ficou vinculado ao emprego do qual foi demitido sem justa causa.

Outros tipos de demissão recebem seguro desemprego?

Como sabemos não existe somente a demissão sem justa causa. Existem ainda as demissões por justa causa ou então por pedido de demissão. Nestes dois últimos casos, o seguro desemprego não é pago ao trabalhador que agora não faz mais parte do quadro de funcionários daquela empresa.

Na primeira situação, se você foi demitido por justa causa, então coisa boa não fez, não sendo concedido o benefício. Na segunda situação, como é você mesmo que está pedindo demissão, entende-se que possui maneiras de continuar se sustentando, não sendo necessário receber o benefício. Até a próxima!

Artigos Relacionados