Perdi meu CPF, o que faço para descobrir o número?

Perdi meu CPF, o que faço para descobrir o número? Descubra como obter o número do seu documento pela internet!

perdi meu cpf

Na correria do dia-a-dia, muitos imprevistos podem acontecer, a perda ou roubo de documentos é um exemplo disso. Pode não parecer, mas essas situações são muito comuns e afetam milhares de pessoas todos os dias.

Quando a parta de um documento acontece a gente fica sem saber o que fazer ou como resolver, principalmente se for um documento importante como o CPF. Mas calma, não precisa se preocupar, existem algumas soluções para esse problema.

A seguir, vamos mostrar como obter o número do CPF perdido ou roubado…

Saiba o que fazer caso perca ou roubem seu CPF

Antes de saber o que fazer em caso perca ou roubem seu CPF, é importante lembrar que nesses casos é extremamente importante que seja feito o registro de um boletim de ocorrência (B.O) junto a uma delegacia da Receita Federal.

Caso seu CPF esteja nas mãos de pessoas mal intencionadas há uma grande chance de que você seja vítima de golpes ou fraudes utilizando seu documento.

O B.O será necessário, inclusive, para que você possa recuperar a numeração do seu cadastro futuramente.

Caso você tenha esquecido o número do seu CPF

Também é muito comum esquecer o número do CPF, mas não precisa se preocupar. Caso você tenha esquecido o número do seu CPF, o processo para que você descubra o número do seu documento é mais simples ainda, basta ir a uma unidade de serviços da Receita Federal, informar o ocorrido e recuperar a informação.

Porém, antes de se deslocar até a Receita Federal, verifique na sua conta de e-mail, se você não tem uma cópia digital do seu CPF.

É possível consultar o número do CPF pelo nome?

Se você perdeu seu CPF e precisa saber o que fazer para descobrir o número do documento, saiba que é possível sim realizar esta consulta através do seu nome, mas essa é uma das formas mais complicadas para se conseguir essa informação, pois só há duas forma de conseguir consultar o número do CPF pelo nome:

  • Empresas de fornecimento de crédito
  • Diretamente na Receita Federal

As empresas de fornecimento de crédito podem consultar seu CPF pelo nome, mas não podem repassar essa informação para o consumidor por questões de segurança.

Esse levantamento deve ser feito exclusivamente para análise de crédito, porém, existe um serviço pago do Serasa, chamado de Você Consulta, que permite verificar o número do CPF de terceiros pelo nome, mas é importante lembrar que esse serviço destina-se às pessoas que pretendem contratar uma pessoa física ou fechar um negócio.

Para realizar este tipo de consulta é necessário ter o contato da pessoa que será pesquisada e essas informações são extremamente confidenciais.

Artigos Relacionados