Quanto tempo leva para limpar o nome?

Se você está negativado, é muito provável que queira saber quanto tempo leva para limpar o nome. Contudo, antes de você saber a resposta para essa pergunta, há alguns detalhes a respeito desse assunto do qual você deve estar ciente. Portanto, para conferir as informações relevantes a essa questão, não deixe de conferir esse artigo.

Quanto tempo leva para limpar o nome? Se você tem o seu nome sujo, com certeza essa é uma das perguntas que você mais se faz. Afinal de contas, com essa restrição, você fica incapaz de fazer muitas coisas. Sendo assim, para saber a resposta para essa pergunta, e outras informações relevantes, não deixe de continuar nesta matéria.

O que significa ter o nome sujo?

Quanto tempo leva para limpar o nome

“Nome sujo” e “nome negativado” são termos bem comuns hoje em dia. Mas você sabe o que exatamente esses termos querem dizer? Primeiro, devemos explicar que tanto “nome sujo” quanto “nome negativado” se referem a mesma coisa.

Mas, em suma, quando uma pessoa tem esse apontamento no perfil, é o mesmo que dizer que a pessoa comprou um produto ou serviço, mas não honrou com os seus compromissos financeiros. Ou seja, deixou de pagar ou pagou parcialmente.

Nesses casos, a empresa que lhe ofereceu o produto ou serviço, tem o direito de colocar o seu nome em um dos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa, SPC Brasil ou o Boa Vista SCPC. E, de acordo com o Serasa, mais de 61 milhões de brasileiros possuem esse apontamento.

Mas, de uma forma resumida, quando você está com o nome sujo, é uma forma de avisar a outras lojas que você não arcou com uma conta. Dessa forma, sempre que você for tentar parcelar uma conta, o sistema vai apontar que há esse apontamento no seu nome.

E é por esse motivo que a pessoa com o nome negativado fica incapaz de fazer uma série de coisas. Porque, ao abrir o sistema e entrar no seu perfil financeiro, essa inadimplência vai estar ligada ao seu nome. 

Quando o nome fica negativado?

fonteimg: https://blog.resolvvi.com/nome-negativado-o-que-significa/

Antes de saber quanto tempo leva para limpar o nome, você precisa entender em quais circunstâncias isso pode acontecer, justamente para que você evite que isso ocorra novamente. De forma resumida, você fica com essa restrição quando não honra com as suas contas no geral.

Então, qualquer conta em seu nome que você deixa de pagar, pode gerar esse apontamento, como aluguel, luz, cartão de crédito, conta do telefone ou até serviços. Algumas pessoas pensam que o nome só fica negativado caso deixe de pagar a conta de uma loja, por exemplo, mas não é verdade.

Qualquer conta que esteja no seu nome, e você deixa de pagar, pode fazer você entrar na lista de nomes negativados. Contudo, antes disso acontecer por definitivo, você será avisado e instruído a pagar a conta até o prazo estipulado.

Na grande maioria das vezes, após a notificação, você tem até 10 dias para quitar ou negociar o valor em aberto. Agora, caso isso não seja feito, aí sim o seu nome vai ficar negativado.

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Isso vai depender de alguns fatores. Se você pagou o valor ou ao menos procurou negociar a sua dívida, o seu nome deve limpar em até 5 dias úteis. De acordo com os órgãos responsáveis, esse é o tempo máximo permitido para que a restrição saia do seu nome.

Fora isso, assim que você pagar o valor que estava em aberto, a empresa deve oferecer um comprovante ou recibo, para endossar o fato de o débito não estar mais constando. Esse é um detalhe que você deve se atentar, pois pode servir de prova.

Afinal de contas, como citamos, a empresa tem até cinco dias úteis para remover a restrição. Mas, caso passe o período indicado e o seu nome continue com algum apontamento, é preciso tomar as medidas cabíveis.

O que fazer se o nome continuar sujo depois do prazo estipulado?

Infelizmente pode acontecer de você ter quitado ou negociado a dívida, mas, ainda assim, o seu nome continuar negativado. Nesses casos, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com a empresa em questão, e exigir a baixa do seu nome.

Ao fazer essa solicitação, a empresa deve acatar a sua demanda o quanto antes. Portanto, fique de olho para ver se isso vai acontecer. Mas, caso a empresa persista em manter a restrição no seu nome, você deve acionar os órgãos de defesa do consumidor.

Você pode procurar o Procon, por exemplo, que pode intervir em situações como essa. Para tal, você precisa apenas fazer uma reclamação formal e, claro, mostrar o comprovante de que o débito já foi pago. Por isso, sempre exija um comprovante.

Quando começa a contar o prazo para limpar o nome?

Essa é outra informação que você deve estar atento. Algumas empresas afirmam que o prazo só vai passar a conta a partir do próximo dia útil, mas não é assim que acontece! Se você pagou a conta na segunda-feira, dali 5 dias, no máximo, o seu nome já deve estar limpo.

Algumas financeiras alegam que tiveram prazos internos para dar baixa no nome, mas isso não pode acontecer. O prazo começa a contar a partir do momento em que você paga a dívida. Contudo, há um detalhe sobre esse ponto.

Caso você faça o pagamento por boleto ou cheque, aí pode acontecer de o prazo ser contato mais tarde. Afinal de contas, como você já deve saber, tanto boleto quanto o cheque podem demorar algum tempo para serem compensados.

Nesse caso, caso você pague por boleto na segunda-feira, mas o valor seja compensado apenas na quarta-feira, o período de cinco dias úteis passa a contar a partir da quarta, e não da segunda.

Não paguei a conta, quanto tempo leva para limpar o nome?

Pode acontecer de você não ter o valor para arcar com as despesas financeiras. E nesse caso, você saber dizer quanto tempo leva para limpar o nome?

De acordo com a lei, o credor tem cinco anos para cobrar o valor na justiça. Agora, caso isso não ocorra, o nome da pessoa negativada deve sair da lista de restrição dos órgãos de proteção de crédito. Então, após cinco anos, o seu nome deve ficar limpo, mesmo sem pagar a conta.

Artigos Relacionados