SIGEPE Servidor Contracheque Servidor e Pensionista

Saiba nesta página como acessar o Contracheque no Portal SIGEPE – Servidor e Pensionista.

O SIGEPE é uma ferramenta útil para os Servidores Públicos Federais, pois permite que eles retirem as segundas vias de seus contracheques, além de verificar suas prévias e facilitar a emissão do  comprovante do Imposto de Renda. Em resumo, o SIGEPE permite que os servidores e os pensionistas tenham acesso a várias informações de forma simples e sem burocracia.

Como Acessar SIGEPE Servidor e Pensionista

Acessar o SIGEPE é bem simples, basta seguir três passos:

sigepe
  1. Entre no portal do SIGEPE Servidor e Pensionista;
  2. Entre no SIGAC;
  3. Crie uma senha para a sua conta no SIGEPE, caso esteja em seu primeiro acesso. Se, por acaso, já possuir uma senha, acesse o SIGEPE diretamente pelo SIGAC.

Passo a Passo

Passo 1: com relação ao primeiro passo, entre no Portal do Servidor do Governo Federal: https://www.servidor.gov.br/. Depois disso, clique na opção “SIGEPE Servidor e Pensionista”, que fica na guia “Serviços/Servidor”. Isso vai te dar acesso ao SIGAC.

Passo 2: depois de realizar o primeiro passo, a página vai te direcionar para o Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC). Para fazer login no site, é preciso fornecer informações como CPF e a Senha ou então usar um Certificado Digital para entrar no site. Caso queira, o servidor pode entrar diretamente no site do SIGAC. O link é https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login.

sigac

Passo 3: para conseguir acesso ao SIGEPE, o servidor terá que fazer uma senha no SIGAC. Entre na guia “Precisa de Ajuda?” e, em seguida, na opção “Primeiro acesso”.

SIGAC

Depois que executar os três passos, a página do SIGAC estará aberta.

Forneça o CPF, o código que aparece na imagem e clique em “Continuar”. Em seguida, obedeça o tutorial que aparece na tela. O sistema enviará um e-mail que o levará para o endereço que foi cadastrado como link para confirmação.

O servidor tem que entrar em seu e-mail e verificar a mensagem que lhe foi enviada. O e-mail chegará com o título “Gestão de Acesso & Solicitação de Acesso”.

Se o e-mail não chegar até você, pode ser que ele tenha caído na caixa de SPAM ou tenha ido para a lixeira de forma automática. Verifique se o e-mail não está preso nesses dois locais.

Outro ponto importante a ser observado é o endereço de quem está enviando o e-mail.  É preciso estar atento para não cair em golpes ou fraudes, especialmente se tratando de um site que trata de questões financeiras. Lembre-se que o e-mail oficial do SIGAC é SIGAC.nao-responda@planejamento.gov.sp.

Para sua segurança, qualquer coisa diferente desse link não deve ser considerada. Depois de receber o e-mail oficial, o usuário deve verificar as informações apresentadas e clicar no link informado.

Cadastro de Senha

O próximo passo é informar os dados de cadastro que o site vai solicitar. Depois que o sistema validar as informações baseadas no cadastro do usuário, clique na opção “Confirmar”.

Em seguida, será preciso que o usuário responda a duas perguntas de segurança. O servidor deve memorizar as respostas, pois, se precisar trocar ou desbloquear a sua senha, essas mesmas respostas serão solicitadas.

O último passo é registrar uma senha, digitando-a nas guias “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Logo depois, aperte as opções “Confirmar” e, depois, “Sim” na tela de confirmação do cadastramento. Após a conclusão dessa etapa, haverá um redirecionamento que confirmará o cadastro da senha. Lembre-se que a senha do SIGAC é intransferível e totalmente pessoal.

Artigos Relacionados

Fatura Marisa – Boleto Do Cartão de Crédito

Se você precisa pagar alguma fatura Marisa mais antiga, mas não sabe como verificar os valores, não se preocupe. Esse ...
Leia Mais

2ª via Unimed Cabo Frio

Perdeu ou atrasou sua fatura? Fique tranquilo! No site da Unimed Cabo Frio a 2ª via pode ser emitida sem ...
Leia Mais