Como receber o benefício do INSS na conta-corrente?

Você sabia que é possível receber o benefício direto na sua conta-corrente? Com certeza isso vai fazer com que o seu tempo seja ainda mais otimizado. Afinal, estando na sua conta, você pode fazer o que quiser: realizar pagamentos, sacar, transferir etc. Então, se você quer aprender como fazer esse procedimento, é só continuar nesse artigo.

Como receber o benefício do INSS na conta-corrente? Será que é um procedimento difícil, e que demora muito para ocorrer? No artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto. Portanto, não deixe de conferir!

É possível receber o INSS direto na conta-corrente?

benefício do INSS na conta-corrente

Se essa pergunta fosse feita há alguns anos, com certeza a resposta seria não. Na realidade, até hoje algumas pessoas podem desconfiar da veracidade dessa afirmação. E isso acontece em especial porque ainda se trata de uma novidade.

A pandemia fez com que muitos processos passassem por algumas reformulações. Afinal, durante esse período, recomenda-se o distanciamento social. E, se sujeitar a filas já não é uma opção viável, tendo em vista as orientações das autoridades.

Diante desse novo cenário, várias mudanças foram implementadas, inclusive no que se refere ao INSS. Desde abril de 2020, receber o benefício direto para a conta-corrente tornou- se uma realidade. E isso tende a facilitar muita coisa.

Afinal de contas, ao receber o valor, a pessoa já pode fazer o que bem entender: pagar contas, transferir, sacar etc. Sendo assim, essa é uma novidade que chegou para ficar, haja vista que deixou as coisas muito mais fáceis!

Relacionado: Como reclamar na ouvidoria do INSS

Por que agora é possível receber INSS na conta-corrente?

Nos dias de hoje, isso se tornou possível devido a necessidade. Sabe-se que a pandemia é um perigo para todas as pessoas. Contudo, dentre o grupo de riscos, estão as pessoas com idade mais avançada. E, em sua maioria, são elas que recebem esse benefício.

Há uns anos, todo valor era transferido para o cartão de benefício do INSS. No entanto, não era muito prático, haja vista que, para poder usar esse dinheiro, era necessário sacar em algum banco ou posto de atendimento.

E isso acabava colocando em risco a vida das pessoas idosas, que tinham de se sujeitar a tais situações. Então, pensando no bem dessa população, hoje em dia, é possível receber o valor integral direto na conta-corrente.

O que fazer para receber o INSS na conta?

Ainda que essa novidade tenha sido anunciada, ela ainda não se tornou o “padrão”. Então, se você quer receber o benefício do INSS na conta-corrente, torna-se necessário fazer essa solicitação, o qual deve ser feita através do aplicativo.

Para que não reste qualquer dúvida, no tópico seguinte, iremos detalhar como é o passo a passo para migrar o seu benefício direto para a conta-corrente.

Como receber o benefício do INSS na conta-corrente?

Como falamos, para que você possa receber o seu benefício direto na conta-corrente, é necessário que realize essa solicitação. No entanto, também por conta da pandemia, é possível fazer esse procedimento de forma online.

Você pode fazer essa solicitação através do site ou do aplicativo “Meu INSS”, que está disponível tanto para Android quanto iOS. Sabendo disso, tudo o que deve fazer é:

  1. Acessar o site Meu INSS ou aplicativo;
  2. Caso já tenha uma conta cadastrada, é só fazer o seu login;
  3. Agora, se for o seu primeiro acesso, clique “Criar cadastro”;
  4. Ao acessar com o seu CPF e senha, na tela inicial, vá na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  5. Em seguida, escolha a opção “Novo requerimento”;
  6. Feito isso, busque por “Transferir benefício para conta-corrente”;
  7. Depois disso, é só atualizar seus dados e clicar em “Avançar”;
  8. Agora, basta preencher com as suas informações bancárias;
  9. Ao final, você deve incluir algum comprovante, para provar que a conta pertence a você.
  10. Tendo feito isso, é só clicar em “Avançar” e finalizar o seu pedido.

Pronto! Viu como é fácil e rápido? Contudo, após finalizar a sua demanda, é preciso aguardar o retorno do INSS para confirmar que o seu pagamento foi migrado. Ademais, você consegue acompanhar todo o processo pelo próprio aplicativo.

Contudo, para que não haja nenhum problema durante a sua solicitação, é importante que a conta-corrente informada esteja no mesmo nome do titular do benefício. Caso contrário, pode ocorrer de a sua demanda não ser concluída.

Por que receber o benefício pela conta-corrente?

Receber o seu benefício através da conta-corrente é uma vantagem sem igual. Afinal de contas, vai lhe proporcionar várias facilidades. Uma delas é o fato de você poder passar a usar o seu cartão na opção débito.

Dessa forma, exclui-se a necessidade de ter que sacar o dinheiro para poder utilizá-lo. Ademais, caso queira, pode-se pagar contas e transferir dinheiro pelo próprio celular. Sendo assim, essa opção é muito mais prática.

Contudo, caso você não se adapte bem, saiba que é possível voltar a receber pelo cartão de benefício. Para isso, é só realizar o mesmo passo a passo que exemplificados acima.

Artigos Relacionados