Como reclamar na ouvidoria do INSS

Você teve algum problema com o INSS, e precisa que a sua questão seja respondida o quanto antes? Se sim, é essencial que você saiba como reclamar na ouvidoria do INSS. Portanto, se é isso que você quer aprender, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito desse assunto. Confira.

Será que você sabe como reclamar na ouvidoria do INSS? Às vezes, a resposta para a sua demanda está demorando a chegar. Em outros casos, pode ocorrer de a resolução não resolver por completo o problema. Então, nessas situações, você deve saber como fazer uma reclamação na ouvidoria. E sobre isso que falaremos nesse artigo.

O que é INSS?

ouvidoria do INSS

Essa sigla é bastante comum, uma vez que, todos os meses, ela aparece na folha de pagamento das empresas e nos holerites. No entanto, você realmente sabe o que é o INSS e quais são as suas responsabilidades?

Primeiro de tudo, você deve saber o que a sigla significa. “INSS” quer dizer “Instituto Nacional de Seguro Social”. Em suma, trata-se de um órgão público, responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios. Todos eles são reservados aos trabalhadores e outros segurados.

Ou seja, ela é a responsável pelos pagamentos dos aposentados. E é por isso que todos os meses vem um valor descontado na sua folha de pagamento. Todo tipo de trabalhador tem isso, com exceção dos servidores públicos.

Dentre as principais vantagens de se contribuir para o INSS, destaca-se o fato de garantir o recebimento mensal durante a aposentadoria. Mas não é só isso. Essa autarquia detém outras responsabilidades, as quais falaremos no tópico seguinte.

Relacionado: Telefone do INSS 0800 mudou para 135

Quais as responsabilidades do INSS?

O INSS detém uma importância gigantesca. Afinal, ele trata diretamente com algumas questões trabalhistas, que vão além da aposentadoria. A Previdência Social proporciona aos segurados coisas como:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio doença;
  • Auxílio acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional;
  • Auxílio reclusão.

Portanto, como você pôde perceber, o INSS é uma autoridade essencial em várias partes da vida de um brasileiro. Afinal, é ele quem dá algum auxílio àqueles que precisam. Dessa forma, sempre que você precisar, deve entrar em contato com o INSS.

E, caso alguma coisa não aconteça conforme o esperado, você deve saber como reclamar na ouvidoria do INSS. Afinal, você não pode ficar desamparado quanto a essas questões, que são tão essenciais.

Quando reclamar na ouvidoria do INSS?

É preciso ficar atento quanto a essa questão. Você deve entrar em contato com o INSS para fazer alguma reclamação apenas quando o assunto condiz com as responsabilidades dessa instituição. Mas, para recorrer à ouvidoria, há um detalhe.

Antes de contactar a ouvidoria, você deve ter passado por um outro canal de atendimento e colher um número de protocolo. E isso acontece porque a ouvidoria exige esse número para que possa dar seguimento a sua demanda.

Portanto, entre em contato apenas quando já tiver em mãos o número do protocolo. Ademais, você deve recorrer a esse canal apenas quando a sua solução para a sua demanda não tiver sido atendida ou quando você não obtém uma resposta favorável.

Como reclamar na ouvidoria do INSS?

Reclamar na ouvidoria do INSS é bem fácil, em especial devido a pandemia. Afinal, ela serviu para fazer com que vários processos pudessem ser resolvidos de forma remota. Então, nos dias de hoje, você pode reclamar com a ouvidoria através de 4 formas. São elas:

  • Telefone: caso queira contactar a ouvidoria através do telefone, basta ligar para o número 135, apertar o dígito “4” e, depois, em “*”, para denúncia anônima;
  • Site: para reclamar na ouvidoria do INSS pelo site, basta acessá-lo. Ao entrar lá, basta procurar a aba apropriada para fazer o seu contato;
  • Atendimento presencial: se por algum motivo você optar por essa categoria de atendimento, é preciso verificar, através do telefone 135, se ele está disponível. Devido a pandemia, o atendimento pode estar reduzido;
  • Correspondência: ainda que esse seja um método menos utilizado, não podemos deixar de citar. Para tal, você deve enviar uma carta para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900 – Brasília/DF.

O que preciso saber sobre reclamar na ouvidoria do INSS?

Ao final da reclamação na Ouvidoria do INSS, o sistema irá lhe gerar um código de acesso (menos os que são feitos por correspondência. Esse código serve para acompanhar o seu caso, através do telefone 135 ou pelo site.

Fora isso, você deve saber que a sua demanda deve ter uma resposta em até 30 dias. Contudo, se passar esse tempo, e você não obter nenhuma resposta, indica-se que você procure algum advogado especializado no INSS para resolver o seu caso.

É verdade que tentar resolver por vias judiciais pode ser um pouco mais demorada. No entanto, ela é bem mais eficiente, uma vez que ao seu lado terá uma pessoa que entende do assunto.

Artigos Relacionados