Como pagar o DARF no Banco Itaú?

Como pagar o DARF no Banco Itaú? É possível realizar esse tipo de operação na instituição bancária? Qual o procedimento que devemos realizar? Essas são apenas algumas das dúvidas que muitas pessoas que precisam pagar o DARF possuem.

Hoje vamos solucionar todas elas, pois além de trazermos um tutorial completo de como pagar o DARF no Banco Itaú, também responderemos as perguntas frequentes. Leia com a gente!

Posso pagar DARF no Banco Itaú?

pagar o DARF no Banco Itaú

Antes de você saber como pagar o DARF no Banco Itaú, vamos responder a uma pergunta que é a dúvida de muitas pessoas, afinal, é mais importante saber primeiramente se esse tipo de operação pode ser realizada na instituição financeira.

Bom, indo direto ao ponto, como o DARF se trata de um documento oficial de contribuição – o qual vamos falar mais no decorrer do conteúdo – é sim possível pagar o DARF pelo Banco Itaú.

Portanto, se você tem uma conta nessa instituição ou somente quer realizar o pagamento de determinada guia de DARF, saiba que ao ir até a essa instituição bancária conseguirá realizar o pagamento. Agora vamos continuar nosso guia de como pagar o DARF no Banco Itaú.

Relacionado: Código do banco Itaú para transferência

Como pagar o DARF no Banco Itaú?

Afinal, como pagar o DARF no Banco Itaú? A primeira coisa que você deve saber é que não é possível realizar a operação via smartphone, pois o app do Itaú não disponibiliza tal opção aos seus clientes, então é necessário usar o internet banking.

Para usar o internet banking, você precisa possuir uma conta na instituição, caso isso não seja realidade então só é possível pagar entrando em uma agência do Banco Itaú. Feitas essas ressalvas, siga o passo a passo abaixo para saber como pagar o DARF no Banco Itaú:

  • Entre no internet banking clicando aqui;
  • Em seguida, informe seus dados de acesso;
  • Logo após entrar, procure pelo campo de busca e digite “DARF”;
  • Clique na primeira opção que surgir;
  • Pronto, agora na página de DARF preencha os dados necessários para seu documento: nome completo, número de telefone, período de apuração do imposto em questão, data de vencimento, valor original do tributo e insira a porcentagem de juros e valor da multa caso houver;
  • E pronto, agora é só conferir o valor que será pago.

Para finalizar a transação, basta clicar em pagar e se certificar que determinado valor pode ser pago com o valor da sua conta corrente em questão. O próprio sistema irá fazer o cálculo de juros e adicionar as multas necessárias, então não se preocupe com isso.

O que é e para que serve o DARF?

Bom, você já viu como pagar o DARF no Banco Itaú, mas do que se trata essa guia de imposto e para que ela serve? Por que devemos pagá-la e evitar atrasar de toda e qualquer maneira? Essa parte do conteúdo é para quem está pagando o seu primeiro DARF.

A sigla DARF significa Documento de Arrecadação de Receitas Federais, e está ligada a todo e qualquer tipo de serviço que envolva algum tipo de tributo passado pelo governo federal. Geralmente está ligado a serviços realizados por empresas, mas também pode ser gerado em CPF.

Um exemplo de DARF gerado em CPF são os tributos que um investidor da bolsa de valores precisa pagar para a receita federal quando seus lucros passam de R$20.000,00 em ações. Portanto, pagar um DARF pode ser mais comum em seu cotidiano do que você imagina.

O que acontece se eu não pagar o DARF?

E o que acontece se não realizarmos o pagamento do DARF? Bem, como você pôde perceber, trata-se de um imposto federal vinculado a CNPJ ou CPF, ou seja, não pagá-lo significa sonegação de imposto, previsto como crime por lei federal. Até a próxima!

Artigos Relacionados