Como Consultar Escolaridade pelo CPF?

Como Consultar Escolaridade pelo CPF? O que é necessário fazer pra ter os comprovantes de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior em mãos? Hoje vamos lhe ensinar o passo a passo de opções desse tipo de processo que você possui.

É bem fácil, porém é um pouco de demorado pra ter esses documentos em mãos. Portanto, caso queira saber como consultar escolaridade pelo CPF, acompanhe-nos até o final de nosso conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida. Vamos lá, leia conosco!

É possível Consultar Escolaridade pelo CPF?

Consultar Escolaridade pelo CPF

Mas afinal, é possível aprender a como consultar escolaridade pelo CPF? Essa pergunta pode ser respondida com sim e não, e vamos lhe explicar o porquê.

Dizemos isso porque apesar de ser de fácil acesso as plataformas que permitem a consulta, o processo não é tão fácil assim e geralmente demora um pouco pra você conseguir os documentos.

Entre todas as formas que vamos ensinar de como consultar escolaridade pelo CPF, nenhuma delas lhe fornece os documentos imediatamente. Afinal, não é qualquer pessoa que pode ter acesso às suas informações.

Assim, é necessário comprovar que quem está solicitando esse tipo de documentação é realmente o titular dos comprovantes de escolaridade em questão. Continue lendo conosco pra aprender a como consultar escolaridade pelo CPF de diferentes formas.

Consultar pelo site da Secretaria de Educação

A secretaria de Educação é um órgão governamental que possui sede em cada uma das 27 unidades federativas brasileiras. Assim, cada estado possui a sua Secretaria.

Assim como cada um possui a sua unidade física, também cada estado possui um site específico do setor pra ser acessado.

Se a localização de seu navegador estiver ativada, basta procurar por “Secretaria de Educação” e clicar no primeiro resultado. Logo após acessar, vá na sessão de serviços da página e busque por “Documentação”.

Haverá um link que lhe redireciona pra página de consulta de escolaridade, mas é necessário informar uma série de dados e enviar seu formulário antes de ser atendido.

Dados como nome completo e fotos de alguns documentos seus são alguns desses dados.

Consultar Escolaridade pelo MEC

Consultar pelo site do MEC é ainda mais difícil, pois é necessário abrir uma série de abas até encontrar o sistema de acesso à informação, onde pode solicitar alguma documentação específica.

Vale ressaltar que o site sempre está sendo atualizado, então provavelmente quando entrar estará um pouco diferente do que vamos lhe dizer aqui.

Entre diretamente nesse link e crie uma conta de usuário. Em seguida, entre com seu login e senha e faça a solicitação de escolaridade pelo CPF.

Vale ressaltar que é necessário informar uma série de outros dados, assim como no exemplo anterior.

É possível Consultar Escolaridade pelo CPF de forma rápida?

Conforme mencionado, todas as maneiras que trouxemos possuem alguns empecilhos que geram a entrega tardia da documentação, buscando maior segurança de seus dados.

Mas e será que existe alguma forma de conseguir esses documentos mais rapidamente? A resposta é sim, mas vai necessitar um maior deslocamento por sua parte.

Pra conseguir seus documentos de escolaridade imediatamente, é só se dirigir até os locais onde você conclui seus estudos, ou seja:

  • A escola onde se formou no ensino fundamental;
  • A escola onde se formou no ensino médio;
  • E, por fim, a faculdade ou universidade onde se formou no ensino superior, se for o caso.

Caso tenha mais diplomas como pós-graduação, mestrado, doutorado ou outras especializações, o processo é basicamente o mesmo.

E então, o que achou de saber melhor sobre como consultar escolaridade pelo CPF? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Artigos Relacionados