Saque dep cod 01: O que significa?

Saque dep cod 01: O que significa? Como podemos interpretar esse comando que aparece na tela do caixa eletrônico ou então no aplicativo bancário onde você usa para sacar o seu FGTS? Hoje vamos especificar esse assunto.

Para quem está buscando sacar o seu FGTS de uma vez por todas, alguns problemas podem surgir durante essa tentativa, seja por algum erro em sua conta pessoal ou então algo relacionado ao próprio banco.

Por isso, é importante que você encontre a resposta para a pergunta “Saque dep cod 01: O que significa?”, pois assim você pode resolver a situação o mais rápido possível. Leia conosco e compreenda!

Saque dep cod 01: O que significa?

Saque dep cod 01

Buscando não nos alongarmos demais no conteúdo, já vamos responder a sua pergunta sobre “Saque dep cod 01: O que significa?”, pois assim você entende melhor do que se trata a situação.

Primeiramente, o que você precisa entender é que esse possível “problema” pode ter dois possíveis caminhos a serem seguidos. O primeiro é que cod 01 significa que a pessoa que recebeu esse aviso pode ter sido demitida sem justa causa, o que facilita o recebimento do FGTS e de outros benefícios de seguro desemprego.

Já o segundo significado para o COD 01, é que a conta a qual o FGTS está vinculado pode ter recebido a autorização de Código 01. Portanto, já sabemos do que se trata a sigla, mas e o que significa o “Saque dep” que antecede esse código?

Bem, aí já partimos para outro lado. Se você recebeu esse código na tela do caixa eletrônico ou então em seu celular, é bem provável que não tenha sacado ainda o seu benefício, pois é justamente isso que ele significa. “Saque dep” significa que o FGTS ainda não foi sacado da conta. Simples assim!

O que é o FGTS?

Agora que já encontramos a resposta para a dúvida sobre “Saque dep cod 01: O que significa?”, está na hora de entendermos mais sobre esse benefício que muitas pessoas ainda pouco conhecem ou então caíram de paraquedas aqui em nosso conteúdo.

A sigla FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, sendo que o mesmo é recolhido mensalmente e armazenado em uma conta poupança na Caixa Econômica Federal.

Sempre que você trabalha com carteira assinada, mensalmente parte de seu salário é retirado para o FGTS, sendo que o mesmo é acumulado em um montante, esse que pode ser retirado através de um saque aniversário ou então quando você é demitido sem justa causa.

Quem pode receber o FGTS?

Uma das dúvidas mais recorrentes nesses últimos anos, onde o Governo Federal promoveu uma grande liberação desses valores buscando ajudar a população em tempos difíceis, é sobre quem tem direito a receber o FGTS.

Bem, essa pergunta também é simples de responder: você tem direito desde que tenha trabalhado de carteira assinada ou então sob os regimes da CLT. Veja abaixo alguns exemplos de quem tem direito a receber o FGTS:

  • Atletas profissionais;
  • Empregados domésticos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);
  • Trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Entre outros.

Quando é possível sacar o FGTS?

Bem, já sabemos a resposta de “Saque dep cod 01: O que significa?”, mas e quando podemos sacar o FGTS, já que através desse código ele se mostra disponível para saque. Abaixo, deixamos uma pequena lista de possíveis situações que elucidam momentos onde você pode sim sacar o seu FGTS. Leia:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos;
  • Compra de casa própria;
  • Fechamento da empresa empregadora;
  • Doenças graves (exemplo: câncer) do trabalhador, esposa (o) ou filho, ou em caso de estágio terminal de qualquer doença;
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
  • Rescisão de contrato por comum acordo entre empregador e trabalhador (o saque permitido é de 80% do saldo da conta vinculada).

E então, encontrou as respostas para as suas dúvidas?

Artigos Relacionados