Saque dep cod 04: O que significa?

Saque dep cod 04: O que significa? Você chegou em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal e se deparou com esse código específico? Não sabe o que fazer para resolver a situação? Pois fique tranquilo, afinal, nesse conteúdo vamos especificar de forma detalhada do que se trata esse código. Leia com a gente e entenda!

Saque dep cod 04: O que significa?

Saque dep cod 04

Antes de explicarmos mais sobre o FGTS em si, já vamos responder a sua dúvida sobre “Saque dep cod 04: O que significa?”, assim você compreende o que realmente está buscando e acaba com suas perguntas mais complicadas.

Bem, basicamente esse código significa que houve a extinção normal do seu contrato de trabalho. Você foi até uma agência da Caixa e se deparou com esse código específico? Então significa que você não possui mais um contrato de trabalho vigente por prazo determinado, e até mesmo em caso de contratos temporários com base nos termos da Lei nº 6.019/74.

Você foi até uma agência da Caixa sacar seu FGTS e esse código apareceu ou foi lhe informado? Então saiba que é necessário comprovar tal situação justamente na hora em que você preenche a solicitação de saque.

Para realizar a solicitação, portanto, é necessário apresentar ao atendente que está cuidando do seu caso os documentos que deixamos especificados na lista abaixo. Leia com atenção e não se esqueça de nenhum deles:

  • Termo de rescisão do contrato de trabalho ou termo de homologação de rescisão do contrato de trabalho;
  • CTPS com as páginas de identificação e do contrato do trabalho e anotações gerais com contrato por prazo determinado e prorrogação, se houver;
  • Cópia do contrato.

E pronto, com esses documentos em mãos saiba que já é possível sacar o seu FGTS, esse que é o seu fundo de garantia justamente pelo tempo de serviço que você prestou na empresa que acabou de se desvincular.

Continue lendo conosco, pois agora que já encontramos a resposta para “Saque dep cod 04: O que significa?”, vamos conhecer mais sobre esse que é um benefício muito conhecido em todo o país.

Como funciona o FGTS?

Conforme mencionamos, o FGTS é um benefício conhecido por praticamente todos os brasileiros, principalmente entre os que trabalham através das normas da CLT, seja com a carteira assinada ou não.

FGTS significa Fundo Garantidor por Tempo de Serviço, que é lhe fornecido sempre que você sai de uma empresa sem justa causa, em saques aniversários ou então em situações específicas em que o próprio Governo Federal libera determinado valor para a população.

Mensalmente, a empresa para a qual você trabalha possui o dever imposto pelo Estado de retirar 8% de seu salário bruto e alocar em uma conta da Caixa Econômica Federal, sendo que esse valor é acumulado mês após mês para o seu recebimento em caso de rescisão de contrato.

Portanto, respondendo a sua pergunta, o FGTS funciona trazendo maior segurança para você trabalhador que necessita de um valor como “escape” caso seja demitido sem justa causa. Já vimos o que é “Saque dep cod 04: O que significa?” e também o significado do FGTS, mas e quem pode recebê-lo?

Quem pode receber o FGTS?

Uma das dúvidas mais recorrentes nesses últimos anos, onde o Governo Federal promoveu uma grande liberação desses valores buscando ajudar a população em tempos difíceis, é sobre quem tem direito a receber o FGTS.

Bem, essa pergunta também é simples de responder: você tem direito desde que tenha trabalhado de carteira assinada ou então sob os regimes da CLT. Veja abaixo alguns exemplos de quem tem direito a receber o FGTS:

  • Atletas profissionais;
  • Empregados domésticos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);
  • Trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Entre outros.

E então, conseguiu encontrar a resposta para “Saque dep cod 04: O que significa?”. Esperamos que sim, e caso ainda haja alguma dúvida, basta comentar abaixo que vamos ajudar a sanar todas as suas perguntas. Até a próxima!

Artigos Relacionados